Secretaria de Saúde de Lagoa Seca/PB nega 'surto' de Calazar e vai ampliar ações de Agentes Comunitários de Saúde na Zona Rural
A notícia de que um verdadeiro 'surto' de Calazar estaria atingido os moradores da Zona Rural do município, principalmente os que residem nas proximidades da comunidade da Vila Florestal, foi desmentida pela Secretaria de Saúde do município.
De acordo com a enfermeira Rosângela Vital, chefe da unidade de Saúde que atende a região, apenas dois casos já foram notificados. Segundo ela, o que existem são suspeitas. "Não existe surto de Calazar. Não sei de onde o pessoal da UEPB tirou essa informações. Oficialmente, nossa unidade de saúde não registrou nenhum caso na região, mas existem duas situações que foram constatadas pelo Hospital Regional de Campina Grande, no entanto, os laudos não chegaram até nós. Temos nos preocupado com esse tipo de informação por que os agente comunitários de saúde é que são conhecedores das situações" comentou.
Mesmo com a suspeita, o prefeito Edvardo Herculano e o secretário de Saúde Demerval Barbosa orientaram os profissionais a intensificar ações contra a doença na região. "Estamos reforçando a ação dos agentes comunitários de saúde para que possíveis suspeitas sejam logo identificadas" comentou o secretário.
O caso sobre o possível 'surto' de Calazar na região polarizada veio a tona depois que estudantes do Campus II na Universidade Estadual da Paraíba denunciaram a situação. Segundo eles, existem suspeitas de pelos menos 39 casos na região. Por causa deste quadro, eles planejam para o próximo dia 12 de dezembro, a partir das 14h, uma caminhada até a BR-104, como forma de protestar e chamar a atenção das autoridades para o caso.
POSTADO POR MÁRCIO RANGEL ● 03/12/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário