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sexta-feira, 1 de março de 2013
PROJETO "CRIANÇA NO TRÂNSITO"
Seria de fundamental importância que a Secretaria da Educação do Município de Lagoa Seca colocasse nos seus projetos educacionais "A CRIANÇA NO TRANSITO" tratasse de um projeto educacional que visa educar nossas crianças com a convivência no transito no dia a dia crescendo com consciência e gerando mudanças de comportamento. Esse projeto poderia ser feito com verba da própria secretaria da educação.
Principalmente em nosso município que é cortado por uma BR interestadual, pois percebemos que ate os adultos não atravessam a faixa de pedestre corretamente e muitos adolescentes pegam sua motos, as vezes sem habilitação, bicicleta, skate, sem proteção e sai empinando esses veículos e as vezes gerando acidentes fatais. É de suma importância que o prefeito eleito Jose Tadeu faça um projeto para o transito na nossa cidade. Todos os dias assistimos carros alternativos e também a Empresa São José parando em pleno cruzamento para os passageiros descerem e quando vem com bagagem a demora dobra causando interrupção do transito e com isso congestionamento. A avenida principal já comporta no minimo dois sinais de transito, como também a colocação de sinalização de transito nas nossas ruas e planejando ruas que pode ser mão e contra mão, não se justificando uma rua estreita ter estacionamento e ser via dupla. Principalmente nas ruas que dão acesso ao hospital, que deveria estar livre para que acidentados sejam transportados para aquela unidade rapidamente.
Projeto: “Criança no trânsito”
Projeto: Criança no Trânsito
Participantes: Alunos do Pré-escolar
Duração do projeto: Dez dias, uma vez por ano.
Justificativa
Ao menos duas vezes ao dia, as crianças são companheiras de viagem no veículo, uma vez que costumam ser transportadas nos trajetos casa-escola e escola-casa. Além disso, existem outras atividades na rotina dos pequenos, tais como: consultas ao médico/dentista, natação, compras, etc. (fora os passeios nos finais de semana e as viagens realizadas com a família). Assim, torna-se importante conscientizar as crianças a partir do pré-escolar a respeito das Leis de Trânsito. A escola tem papel fundamental na ação educativa para o trânsito e é o espaço determinante de formação de cidadãos conscientes e críticos.
Objetivos
A educação no trânsito tem como objetivo formar o comportamento do cidadão enquanto usuário das vias públicas na condição de pedestre, condutor ou passageiro.
Objetivos específicos
• Conhecer as formas, cores e os significados das placas mais utilizadas no trânsito, do semáforo, da faixa de pedestres e demais componentes das vias públicas;
• Conhecer locais de risco para brincadeiras;
• Visitar e explorar locais públicos da cidade que proporcionem novas aprendizagens;
• Orientações para conduzir as crianças nos diversos meios de locomoção/transporte, assim como identificá-los;
• A criança como pedestre;
• Demonstrar atitude solidária frente a situações ocorridas no trânsito, no que tange habilidades importantes à segurança do pedestre e do próprio passageiro.
Fundamentação teórica
É preciso destacar os direitos de motoristas e pedestres e fazer com que os alunos trabalhem com situações reais. O aprendizado já na educação infantil faz com que o aluno cresça com consciência, gerando uma mudança de comportamento e prevenindo acidentes.
Conteúdo programático
• Conversa informal, para verificação sobre o conhecimento prévio acerca do assunto;
• Conversa informativa sobre o cotidiano do trânsito;
• Orientações sobre o espaço urbano;
• Observação do trajeto casa-escola e escola-casa;
• Meios de transporte: conhecer os meios de transporte, as diferenças de velocidade dos veículos nas ruas e estradas, os animais no transporte;
• Trabalho com massa de modelar: confecções de carros, animais, veículos e placas;
• Texto informativo sobre comportamentos corretos no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros de ônibus, motociclistas e motoristas;
• Confecções de cartazes;
• Confecções de placas de sinais de trânsito;
• Entrevista com um agente de trânsito;
• Texto “Dispositivo de segurança para as crianças”;
• Conversa sobre lugares apropriados para brincar de skate, patins, patinetes, bicicletas e bolas;
• Reprodução por meio de desenhos e pintura do trajeto escola-casa e casa-escola;
• Confecção de um mural de notícias sobre o trânsito;
• Visitação a cidade escola de trânsito – Detranzinho.
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